60 obras
objetos de arte vestíveis —
matrizes em água-forte e ponta-seca em metal com intervenção em solda e ligas metálicas, galvanoplastia e desplacante
“na língua dos gestos” vem do encontro entre o trabalho da artista cearense Alice Dote e o do artista e designer mineiro Carlos Penna, em um caminho de explorações a quatro mãos de suas práticas com metais, desenvolvido entre São Paulo, Ceará e Minas Gerais.
ao longo do ano de 2023, criaram uma série de “objetos de arte” vestíveis — tanto nas peles quanto nas paredes —, mobilizada pelo erótico não só como conteúdo, mas como procedimento, entendendo o erotismo no gesto do risco, da fissura, do derretimento; no corpo a corpo com a matéria.
esse também foi um caminho de descoberta de outras possibilidades da gravura em metal, linguagem que Alice vem trabalhando há algum tempo. a gravura em água-forte extrapola a ideia de matriz, transformada em obra não-reproduzível; em paralelo, a solda industrial ganha contornos escultóricos que se acoplam e envolvem a carne riscada a ponta-seca e ácido.
são 60 obras, que partem de seis desenhos — de cada um, foram gravadas dez matrizes que, ainda assim, permanecem únicas. cada uma é numerada à ponta-seca.
o trabalho, que conta com texto crítico da curadora Carollina Lauriano, foi apresentado em Belo Horizonte, em São Paulo, e seguirá para Fortaleza.
saliva
2023
matriz em água-forte e ponta-seca em metal
com intervenção em solda e ligas metálicas,
galvanoplastia e desplacante.
acompanha suporte
R$ 960
saliva
[brinco]
[14,5 x 4 cm]
indisponível
saliva
[brinco]
[11 x 4 cm]
saliva
[earcuff]
[13 x 4 cm]
saliva
[earcuff]
[7 x 5,5 cm]
saliva
[brinco]
[7 x 5 cm]
saliva
[brinco]
[7,5 x 5,5 cm]
saliva
[brinco]
[13,5 x 4 cm]
saliva
[brinco]
[11 x 4 cm]
saliva
[brinco]
[9 x 4 cm]
saliva
[brinco]
[12,5 x 4 cm]
saliva
[brinco]
[7 x 4 cm]
indisponível
saliva
[earcuff]
[10 x 6 cm]
indisponível
saliva
[brinco]
[8,5 x 4 cm]
indisponível
para safo
2023
matriz em água-forte e ponta-seca em metal
com intervenção em solda e ligas metálicas,
galvanoplastia e desplacante.
acompanha suporte
R$ 1360
para safo
[brinco]
[18 x 5 cm]
indisponível
para safo
[brinco]
[15,5 x 5 cm]
para safo
[brinco]
[14 x 5 cm]
para safo
[brinco]
[14 x 5 cm]
para safo
[brinco]
[14 x 5 cm]
para safo
[brinco]
[15,5 x 5 cm]
para safo
[brinco]
[14 x 5 cm]
para safo
[brinco]
[15,5 x 5 cm]
para safo
[brinco]
[15,5 x 5 cm]
para safo
[brinco]
[16 x 5 cm]
eros voa de cabeça pra baixo
2023
matriz em água-forte e ponta-seca em metal
com intervenção em solda e ligas metálicas,
galvanoplastia e desplacante.
R$ 600
eros voa de cabeça pra baixo
[anel]
[5,5 x 3,5 cm]
eros voa de cabeça pra baixo
[anel]
[3,5 x 4 cm]
eros voa de cabeça pra baixo
[anel]
[3,5 x 4 cm]
eros voa de cabeça pra baixo
[anel]
[3,5 x 3,5 cm]
eros voa de cabeça pra baixo
[anel]
[3,5 x 3,5 cm]
eros voa de cabeça pra baixo
[anel]
[3,5 x 3,5 cm]
eros voa de cabeça pra baixo
[anel]
[3,5 x 3,5 cm]
eros voa de cabeça pra baixo
[anel]
[3,5 x 3,5 cm]
eros voa de cabeça pra baixo
[anel]
[3,5 x 6 cm]
indisponível
eros voa de cabeça pra baixo
[anel]
[3,5 x 3,5 cm]
toda sede em cada falange
2023
matriz em água-forte e ponta-seca em metal
com intervenção em solda e ligas metálicas,
galvanoplastia e desplacante.
acompanha suporte
R$ 1.200
toda sede em cada falange
[broche]
[17,5 x 6 cm]
toda sede em cada falange
[broche]
[12 x 6 cm]
toda sede em cada falange
[broche]
[12 x 6 cm]
toda sede em cada falange
[broche]
[17 x 6 cm]
toda sede em cada falange
[broche]
[12 x 6 cm]
toda sede em cada falange
[broche]
[12 x 6 cm]
toda sede em cada falange
[broche]
[12 x 6 cm]
toda sede em cada falange
[broche]
[12 x 7,5 cm]
toda sede em cada falange
[broche]
[14,5 x 6 cm]
doce-amargo
2023
matriz em água-forte e ponta-seca em metal
com intervenção em solda e ligas metálicas,
galvanoplastia e desplacante.
R$ 860
doce-amargo
[bracelete]
[6 x 7,5 cm]
doce-amargo
[bracelete]
[6 x 7,5 cm]
doce-amargo
[bracelete]
[6 x 7,5 cm]
doce-amargo
[bracelete]
[6 x 7,5 cm]
doce-amargo
[bracelete]
[6 x 7,5 cm]
doce-amargo
[bracelete]
[6 x 7,5 cm]
doce-amargo
[bracelete]
[6 x 7,5 cm]
língua-jorro
2023
matriz em água-forte e ponta-seca em metal
com intervenção em solda e ligas metálicas,
galvanoplastia e desplacante.
dimensões variáveis
R$ 1.600
língua-jorro
[colar]
indisponível
língua-jorro
[colar]
língua-jorro
[colar]
língua-jorro
[colar]
língua-jorro
[colar]
língua-jorro
[colar]
língua-jorro
[colar]
língua-jorro
[colar]
língua-jorro
[colar]
texto crítico
carollina lauriano
No primeiro parágrafo do texto Espelho da Tauromaquia, o escritor e crítico francês Michel Leiris nos confronta com um problema: Assim como Deus é o ponto tangente entre o zero e o infinito, o erotismo assume semelhante movimento e se reveste do aspecto de uma espécie de tangência, que não dura mais que um relâmpago, e que deve seu fulgor ao fato de estar na encruzilhada de uma união e de uma separação, de uma acumulação e de uma dissipação.
Tal movimento descrito por Leiris me faz pensar sobre o encontro entre Carlos Penna e Alice Dote e a série de objets d'art vestíveis desenvolvidos da parceria entre o designer e a artista visual. Transitando entre a joalheria e a obra de arte, as peças guardam em si uma espécie de transgressão, no momento que ambos estabelecem uma recusa em querer fixá-las somente em um campo ou em outro.
Para Georges Bataille, a transgressão condensa e contrapõe o permitido e o proibido, sendo o efeito erótico advindo dessa união. Ou seja, tanto para Leiris, quanto para Bataille, o erótico se configura como uma tensão entre dois lugares distintos, produzindo, assim, uma intenção, um gesto, um desejo. E aqui é importante pontuar o erotismo como um conceito que opera no campo dos sentidos, e não o ato em si.
Assim, podemos compreender o erótico que circunda a temática dessa colaboração como o próprio ato de criar. Esse primeiro gesto de contato com "o outro" que incita pulsão de vida. E aqui, o outro também se configura como a gestualidade implicada no desenvolvimento da materialidade das peças. O envolvimento sensível e sensual da mão que desenha, rasura, molda e fricciona a superfície que dá base para os objets d'art criados pela dupla.
Tendo como base a matriz autobiográfica que marca o trabalho de Alice Dote, as peças foram criadas a partir de desenhos que a artista desenvolveu por meio de desdobramentos de sua pesquisa em sexualidade e erotismo. Partindo da construção de autorretratos, a artista vai desmembrando o corpo até chegar a imagens de orelhas, dedos e língua, áreas do corpo compreendidas como pontos erógenos. Ou como Alice Dote explana em suas anotações sobre o processo criativo, que Na língua dos gestos se configura em desafiar uma certa política sexual do olhar.
Na sequência, como em uma espécie de correspondência que ambos estabeleceram - aqui me interessa pensar essa troca também como um ato erótico, o da espera na resposta e todos os pensamentos e tensões criados a partir dessa ausênca/presença/dúvida — Carlos Penna interfere sobre as matrizes gravadas em água-forte desenvolvidas pela artista, ativando uma nova camada de percepção sobre os desenhos de Alice.
Enquanto o gesto de Alice possui uma certa rigidez característica do gesto preciso, meticuloso e obsessivo que o desenho e a gravura exigem, o designer traz o contraponto da fluidez e da maleabilidade, fazendo com que essa colaboração opere aguçando mais os nossos sentidos, uma vez que as imagens criadas por Alice ganham uma nova camada interpretativa a partir das intervenções de Carlos, criando novas possibilidades de interpretação para um corpo entre a figuração e o abstrato, o conhecido e o desconhecido, o desejo e a repulsa, ou seja, nessa encruzilhada de como o erótico opera, segundo Leiris.
E diversas camadas interpretativas de Na língua dos gestos, ao meu ver, ficam explícitas no colar-língua desenvolvido pela dupla. Uma peça ambígua que, ao ser olhada de relance, também pode ser compreendida como um mamilo, ou mesmo um jorro de gozo. E é nesse lugar que mora o interesse dessa parceira, no momento que todas as peças tomam um caminho de ambiguidades e ambivalências, questionando a toda hora o espectador sobre aquilo que está sendo visto, afinal, a intenção não está somente em quem cria, mas também em quem observa.
Nesse sentido, Alice e Carlos estão o tempo todo jogando com seu espectador - o erótico, mais uma vez implicado em novos desdobramentos. Tudo está dado, mas nada está dado ao mesmo tempo. Além dos objetos vestíveis, a exposição se desdobra em peças que extrapolam a dimensão micro do corpo, colocando este em outra forma de contato consigo próprio. A grande matriz em ponta seca de uma grande orelha expande o gesto, tanto de Alice, quanto de Carlos, e exige um novo envolvimento entre corpo-matéria. Um embate de força e entrega, de corpo-a-corpo, se conhecendo, reconhecendo e desconhecendo.
Já os desenhos em tecido operam em sentido oposto. Com desenhos de carvão sobre voal, a transparência e o esmaecimento da imagem incitam outro tipo de sensualidade provocado sobre o toque da pele, mais uma vez tensionando sensações antagônicas que revelam o erótico em nós.
Desses contrastes, Na língua dos gestos se apresenta como um desenvolvimento surpreendente na ideia de desmistificar o erótico como tabu, surgindo como uma deliciosa jornada de descobrimento, experimentações, processos, gestos que trazem para nós o desejo pela vida, pela criação, pelo autoconhecimento, pelo toque, pelo tesão-tensão corpo-matéria-superfície.
Carollina Lauriano